RSS

domingo, junho 24, 2007

Agora bate os medos

É, engravidar após os 30 tem seu peso, não que não exista problemas ao engravidar aos 20...mas as probabilidades são maiores.
A minha parteira me perguntou se eu estaria disposta a fazer um teste que mede a probabilidade de se ter um bebê com algum problema cromossómico como a Sindrome de Down, o teste é um Prenatale Screening, (se chama Translucência Nucal em português) eu disse que sim. Não nego que agora fiquei nervosa com isso, eles fazem um exame de sangue e através de uma ecografia medema grossura de uma região na nuca do bebê. Esse teste não é daqueles que dizem se vc vai ter ou não uma criança com Down, com a ajuda do seu hitórico médico, familiar e idade, mais os resultados do exame. Eles calculam a POSSIBILIDADE de se ter uma criança com essa síndrome. Se o resultado for muito alto é aconselhado fazer na vigésima semana a Ultrasonografia Avançada. Que ao contrário da puncção, não há risco de ocorrer um aborto.
Não minto, nem falei nisso antes pq é um tema dificil. Vc engravida, finalmente, nas primeiras semanas é só esperança que seu bebê se desenvolva o mais saudável possivel sem problemas ou síndromes. Contudo é uma realidade. É algo para se manter alerta e pensar com muito carinho a respeito.
E para quem puder e tenha tempo..leia essa matéria de uma jornalista alagoana sobre o assunto:
http://carlaserqueira.blogspot.com/2005/12/arte-de-viver-com-sndrome-de-down.html#comments

Achei ainda estes blogs aqui...tão especiais quanto a mãe e a filha:
Grávida de um bebê especial
Gabriela, minha pérola linda

Não acho que seja fácil, nem acho que não ficaria muito tempo desnorteada. Mas, será que eu no desespero eu jogaria essa chance de ser uma pessoa melhor?

Deus me ajude que meu bebê seja o mais normal e saudável possível.

A foto tirei daqui: Crianças com Down

0 soltaram a lingua: