RSS

domingo, março 29, 2009

Save or let die...mas de quem é a responsabilidade?

Eu estava lendo uma repostagem de Cláudia, Casamento em troca de cidadania, me chamou a atenção não a reportagem em si, mas o último paragráfo. Achei típico da pessoa que mora no Brasil, que me perdoem se estou errada, mas que ela nunca morou fora e muito menos na Europa por fazer certas afirmações. E se morou, faz tempo.

"Algumas das perguntas que ficam: será que essas medidas vão mesmo desencorajar os africanos famintos que na luta desesperada pela sobrevivência encaram uma viagem arriscada, em embarcações precárias, em direção ao mediterrâneo? Será que os brasileiros que ouvem histórias do primo ou do fulano que conseguiu construir a tão sonhada casa no Brasil com o dinheiro que mandava da Itália, da Espanha ou de Portugal vão deixar de ter o desejo de fazer o mesmo? (1) Não seria mais prudente a Europa e o mundo pensarem (de verdade) em melhorar as condições nos países de origem dos imigrantes? (2) Não seria mais prudente o Brasil alertar o seu povo de que aquele sonho de “fazer a América/Europa” já não é tão promissor?  "

Sem entrar nos âmbitos de historia, colonização e essa coisas. Mas, fico me perguntando, há quantos anos o Brasil é independente de Portugal? Desde a Revolução indústrial, Portugal que se viu afundada em dívidas, nunca mais recuperou seu passado glorioso e cheio de fortuna. Quão rico é o nosso país em questões de condições naturais? Agora me respondam, pq diabos a Europa, Portugal no caso de sua maior colônia o Brasil, tem responsabilidade de nos "resgatar" dos problemas financeiros? Quando Portugal era a lanterninha dos países da CE, até perder o posto para os novos membros do leste. Mesmo assim, Portugal ainda é visto como um país complicado. Anos atrás, os projetos de desenvolvimento do país que foram "abençoados" com o dinheiro da CE, muitos desses projetos se tornaram elefantes brancos, pq os responsáveis, construiram metade super-faturados e o restante da grana, eles construiram hoteizinhos e pouzadas nos arredores de Fortaleza e Natal. Acho que nós entendemos bem onde se herdou esse gen da maracutaia dos politicos brasileiros. Não me entendam mal, amo Portugal e me sinto em casa por lá. Adoro Lisboa, os Açores que mais conheço. Politíco português e brasileiro tudo farinha do mesmo saco. E ainda levam o nome dos países pra lama! 

Vamos dar um pulo na África, a Holanda é um país minúsculo, e o povo aqui é solidário (se é descarrego de conciência encravado na mente do coletivo devido a escravatura eu não sei) mas quem vive aqui sabe. É criado fundo de ajuda até pra piolho sem -teto. Tem holandês jogando tudo o que tem, pra ir morar no meio do mato lá no Congo, pra ajudar refugiados, gente indo pra o Kenia para curar vermes e salvar crianças com AIDS. Salvar mulheres que carregam no ventre frutos de estupro. Causas bonitas...bato palmas a essa pessoas. São bilhões de euros, anos e anos a fio. Tem fundos que tem mais de 20 anos...e sinceramente eu não vejo nada! Só vejo mais e mais fundos sendo criados pra ajudar os jumentos maltratados e doentes, os leões em extinção...os orfãos do Malawi. Porém, sinceramente eu não vejo mudanças. Serão assim tão micróscopicas? 

Enquanto isso, vi semanas atrás no jornal, que está acontecendo algo inusitado no setor de saúde, uma nova “possivel” epidemia de sarna está atacando o país. A razão é que os seguros de saúde, que somos obrigados a pagar, não cobrem os medicamentos para isso. Quando ela falou primeiro, eu não reconheci o problema, como alguns sabem aqui, meu pai tinha farmácia e uma das coisas que apareciam por lá, era gente com sarna. E como apareciam. Pessoas pobres, que moravam nas vilazinhas (na verdade ruelas de casas) por perto e muitas tbm em casas de pau-à-pique. Sem assistência social, sem acesso a médicos, sem hábitos de higiene, casas mal construídas. Esse povo sim, tem sarna. Mesmo assim nunca ouvi sequer alguma coisa sobre epidemia. Na Holanda tem o risco... de uma epidemia de sarna. A Holanda? Não somos nós saídos de um país de TERCEIRO MUNDO? 

Está e é a Europa ainda tão melhor que os países dos imigrantes? Se a Europa mal está conseguindo manter a cabeça fora d'água, alguém pode me explicar como e porque ela deveria ajudar mais? 

OOH please, acho que tá na hora de crescer não? Andar pelas próprias pernas? Da América Latina a Central, África e Leste europeu...tá na hora de amadurecer e parar de depender desta parte do velho mundo. Veremos, se isso acontecer...o que será do velho mundo sem a multiculturalidade, sem os imigrantes, sem os ilegais. 

E sobre a segunda questão que o/a jornalista fez, sobre avisar dos riscos. Quantas vezes eu vi o povo xingar alguém pq este disse que, não viesse desde que não tivesse preparado. Que aprendesse o idioma, que pelo menos tivesse o inglês, diplomas e que nào viesse ilegal. Sabe o que se ouve? VC ESTÁ COM DESPEITO, VC CONSEGUIU SEU SUGAR DADDY E AGORA TEM MEDO DE CONCORRÊNCIA. Não, ninguém ouve até passar por isso e sentir na pele. Por isso eu digo, quer vir, venha. Mas, tenha “couro duro”, pq aqui não é pra qualquer um. E não dá pra correr pra casa da irmã, da tia, da mãe se as coisas endurecerem. Ou vc endurece ou vc quebra.

P.S - Nós que já moramos aqui há tempos...temos medo da concorrência. Vai ver que é mesmo.

 

0 soltaram a lingua: