RSS

quinta-feira, abril 30, 2009

Dia da Rainha

Esperando o marido, fiquei olhando o desfile da Sua Majestade Rainha Beatrix (hj sem brincadeiras) por comemoracao do Dia da Rainha, quando um carro passa em alta velocidade atropelando um monte de gente que acenava pra rainha nesse momento. O carro parou no monumento chamado A agulha, perdendo por pouco o ônibus aberto onde se encontrava parte da família real holandesa. Todos ficaram em choque, a Rainha veio com um anúncio e nunca se viu a rainha tão em estado de choque e abatida antes na tv.

O que se passa na cabeça de alguém em desespero?

Eu posso responder de cadeira, muita coisa. Porém esse caso ficou gravado na minha memória:

E
m 1997, a policia civil no meu Estado, passou meses para receber o salário. Um policial já tinha pedido nesse período emprestimos pra todo mundo, e nada de ver dinheiro do salário atrasado. quando o governo anunciou que ia pagar apenas o mês que estava por vir, ele atirou nos quatro filhos, na esposa e depois se matou. Um dos meninos de apenas 8 anos sobreviveu a tragédia. Ele deixou uma nota, que não aguentava mais ouvir os filhos dizerem que ainda estavam com fome, pq eles só estavam comendo uma vez por dia! A noite a esposa chorando. Antes ele ir pra o inferno por assassinato, que ver os filhos vivendo em um inferno, sendo humilhados. Só pedia a Deus perdão e que os filhos fossem pra um bom lugar.


Aqui na Holanda é menos desesperador ter problemas financeiros que no Brasil, vc pode em algum momento pedir ajuda ao schuldsanering. Eles te ajudam a sair do problema e controlam todo o dinheiro que entra. Pagam uma parte das suas dívidas e vc recebe na mão o que pode gasta tudo é controlado, nem que vc consiga um emprego bem pago vc pode gastar mais, é tudo fiscalizado e em qualquer momento do dia pode aparecer alguémna sua casa pra controlar se vc não está fazendo dinheiro fora do oficial. Pode durar de 3 a 5 anos. Só que pra chegar ao ponto de pedir socorro ao Schuldsanering, a coisa tá pretissima. Mas, é fácil falar quem está de fora. Dormir todos os dias pensa
ndo se amanhã vai ter dinheiro pra comer, ou onde vai morar...nem todo mundo tem a sanidade mental pra aguentar. Como muitos leram, eu senti na pele nesses dois últimos anos e sempre pensando se íamos chegar a esse ponto extremo. Graças a Deus não, estamos aos poucos recuperando. As dívidas estão pagas e estamos cuidando que não entremos de novo nessa montanha-russa de círculos viciosos.


Pra encurtar a história, 7 pessoas atingidas pelo carro morreram e o motorista tbm, 9 continuam no hospital. Alguns ainda em estado grave.




E o resto do dia

Decidi trancar o episódio e ir ao centro e fazer o que eu espero o ano inteiro, andar entre áquelea mundaréu de pessoas e olhar as bugingangas, comprar um monte de livros pra o Tiago e brinquedos. Aad deu a idéia de ligar pra Jaqueline e Willem, meu sogro já estava a caminho. Quando nos encontramos fomos ao Olijf , amamos o lugar. Ao lado tem uma varanda coberta com parreiras, mesas altas. uma delicia mesmo, a comida não fica atrás não. Tinha música ao vivo no centro, estava até muitissimo organizado. Vi pouca policia nas ruas, sem bagunça, já que não se podia beber fora das áreas determinadas aos bares e seus terraços. Depois fomos dar uma olhada e eu vi uma caixa cheia de livros infantis e comecei a catar aqueles que eu mais gostava...depois foi a vez da Jaqueline se empolgar e sair abrindo os sacos pela estrada a fora. Encontramos algumas coisas bem legais..o Aad achou uns 7 cd's e dvd's infantis, montes de carrinhos, eu e Jaque..bem...a gente fez a festa..ela se contentou com 3 potes bem legais. Eu..o resultado parcial está ai embaixo.










Canecas italianas pintadas à mão.






















E a baixela que eu já to usando como fruteira.

0 soltaram a lingua: